sábado

a terceira temporada de mad men em...

um episódio: my old kentucky home (escrito por matthew weiner & dahvi waller, dirigido por jennifer getzinger)

não necessariamente o melhor, mas o mais importante. introduz os dois pivôs da temporada: connie hilton, o milionário excêntrico que usa e abusa dos serviços do don e henry francis, que faz betty jogar tudo pro alto e devolver os 10 anos de traição do marido. e mais: pete e trudy dançando loucamente, joan tocando linda e tristemente e roger na cena mais racista da série até o momento (o anderson comentou sobre o episódio aqui).

uma fala: 'i want to take you into that bedroom, lock the door, take your clothes off with my teeth, throw you on the bed and give you a go-around like you've never had' (duck phillips em seven twenty three)

oh, duck. como resistir a tanto charme?

uma cena:

eu sei que todo mundo amou o guy perdendo o pé, mas para mim mais cruel que isso foi ver a professorinha saindo do carro depois de horas e horas de espera, enquanto o mundo dos draper caía dentro de casa.

um diálogo:

don: do you know why i don't want to go to mccann?

peggy: because you can't work for anyone else?

don: no. because there are people out there who buy things, people like you and me. and something happened - something terrible. and the way that they saw themselves... is gone. and nobody understands that. but you do. and that's very valuable.

peggy: is it?

don: with you or without you, i'm moving on. and i don't know if i can do it alone. will you help me?

peggy: what if i say no? you'll never speak to me again?

don: no. i will spend the rest of my life trying to hire you.

virou tradição: finais de temporada têm que ter uma cena espetacular envolvendo a personagem mais interessante da série (sorry, don). desta vez, explorando a relação que eu mais gosto entre todas as relações que mad men explora. não é à toa que os outros dois diálogos considerados também envolviam os dois (peggy se perguntando se aquele não era o momento dela e don descontando o inferno que sua vida virou na pobre coitada). a difereça é que nenhum desses dois me fez chorar.

um gif:

i don't even have an opinion.

uma atuação: jared harris como lane pryce

um dos melhores atores a aparecer na televisão americana no último ano (see also: fringe) em uma performance consideravelmente pequena e ao mesmo tempo de roubar qualquer cena. e roubar a cena em um elenco desses não é fácil. que bom que ele, embeth davidtz e seus sotaques impecáveis continuam na próxima temporada.

(ilustrações)

2 comentários:

Matheus Rufino disse...

Só revendo essa espetacular terceira temporada pra descobrir qual foi meu episódio favorito, mas tem grandes chances de ser my old kentucky home mesmo, ou pelo menos de ser o que acho mais importante, pelos mesmos motivos citados por você, Pete dançando foi impagável. Achei essa cena da professora extremamente significativa, também escolheria ela, o Guy perdendo o pé só foi divertido, e a série teve cenas muito melhores, onde, aparentemente, nem acontecia tanta coisa. Escolher um diálogo nessa temporada de Mad Men é sacanagem, só revendo mesmo, mas os entre Don e Peggy foram os melhores, e esse que você escolheu me fez querer bater palmas na hora, pro John, pra Elisabeth e pros roteiristas. O Jarred Harris foi crescendo e me surpreendendo, fez um grande trabalho realmente. Deve ter sido ótimo rever essa temporada, sua empreitada até me fez pensar em fazer o mesmo em algum momento dessas férias.

Vinícius P. disse...

Eu também adoro a Peggy, desde a primeira temporada foi minha personagem preferida (mesmo sempre tendo uma queda pela Betty, em especial no segundo ano). Belo resumo da temporada!